Intraempreendedorismo, destaque o seu salão de beleza!

É possível continuar empreendendo mesmo depois de abrir o seu estabelecimento de beleza, isso é chamado de Intraempreendedorismo.

Pode parecer complexo e até difícil de pronunciá-la, então vamos resumir sua expressão e significado para “inovação.”

Buscar as últimas novidades e aplicá-las no seu salão de beleza faz toda a diferença, principalmente se você conseguir aplicar no maior número de setores possíveis do seu salão: serviços, produtos, atendimento, marketing, etc. Você pode inovar até no relacionamento com seus funcionários e nos procedimentos internos. Para isso, basta criar rotinas que incentivem a busca por melhorias.

Rotinas de incentivo

As rotinas de incentivo são práticas simples, por exemplo, um encontro informal com todos os funcionários no início do mês, com duração de meia hora, onde você dá abertura para todos falarem, dar sugestões para melhorias internas do seu salão. Não precisa ter gasto, mas a sugestão é oferecer algo para degustar, pode ser um café da manhã, etc. Assim, você proporciona um ambiente mais aconchegante e ajuda a deixar o clima mais receptivo. Com certeza, as ideias irão surgir durante essas conversas e vão te surpreender. Se você acha que os profissionais do seu salão não vão se sentir confortáveis para contribuir, use uma caixa de sugestões ou uma pesquisa anônima pode ser uma boa saída.

Mas para que as ideias do intraempreendedoras sejam colocadas em prática, é preciso ser muito bem planejada e executada, desde o gestor aos profissionais, é preciso que toda a equipe vista a camisa. Isso significa começar a enxergar as situações e procedimentos do dia a dia com um novo olhar, com um olhar crítico, para começar a identificar o que pode ser melhorado. Antes essa função era mais comum entre os gerentes, mas hoje deve ser desenvolvida por todos os profissionais do seu estabelecimento. Essa mudança se deve ao fato de que eles estão mais em contato direto e diário com os clientes.

Veja a baixo algumas características que fazem parte do perfil intraempreendedor:

Profissional intraempreendedor é aquele que não fica só olhando os problemas que existem dentro do salão, mas é proativo, arregaça as mangas e faz. Ele não tem medo de expor suas ideias e tem que ter a maturidade para entender que o NÃO, não é algo pessoal. Além disso, ele tem que pensar sempre de forma coletiva, já que suas ideias podem modificar toda a rotina do salão.

Gestor intraempreendedor precisa ter 2 (duas) características principais:

1. Incentivar e escutar toda a equipe

O gestor intraempreendedor valoriza individualmente e publicamente as sugestões dos seus profissionais. Todas as opiniões devem ser ouvidas, as boas e as ruins, tenha respeito por todas. Você só tem a perder quando o profissional tem uma boa ideia para uma melhoria e não fala por medo, vergonha ou falta de abertura para expor a ideia. Por isso, mantenha sempre uma postura receptiva!

2. Feedback

Sempre responda ao que foi sugerido. Ideias que ficam só no papel não fazem parte dessa estratégia e desmotivam seus funcionários a falarem. É claro que é necessário fazer uma analise crítica de cada sugestão e decidir quais são boas e quais são ruins, mas é importante que as boas ideias aconteçam. Quando os profissionais do seu salão verem que as ideias deles foram aplicadas e ajudaram na melhoria, eles ficarão mais estimulados tanto para trabalhar quanto para sugerir mais novas ideias.

Se você é gestor de um estabelecimento de beleza, lembre-se você tem que estar sempre em busca de melhorias nos processos e serviços. Você é o exemplo de intraempreendedorismo a ser seguido!

O que achou da nossa dica? O que você acha que seria inovador no seu estabelecimento de beleza hoje? Conte pra gente nos comentários!

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