CUIDADO – 5 coisas que podem levar seu salão a falência!

A falência está assombrando muitos salões e cada vez mais os clientes estão exigentes, procurando serviços personalizados e que ofereçam um alto nível em atendimento, e muitos salões, principalmente de pequeno porte estão sofrendo e até estão correndo risco de entrar em falência.

A maioria dos donos de salões estão fechando e nem sabem a causa. Para você não ser mais um, vamos mostrar os verdadeiros motivos pelos quais eles fecharam as portas. Não passe pelas mesmas dificuldades, leia as 5 (cinco) razões que podem levar um salão de beleza a falência e o que você deve fazer para não chegar nessa situação.

1 – Imaturidade Empreendedora

Se você optou por abrir um salão de beleza, é preciso ter alguns conhecimentos básicos em administração para não começar o seu negócio de forma desorganizada e com um final triste.

O empreendedor de beleza que não conhece nada sobre legislação trabalhista, normas de contratação de funcionários, gestão de equipe, controle financeiro e atendimento ao cliente não pode abrir um salão. Você precisa, no mínimo, estudar sobre gestão e o segmento de mercado, e manter-se informado sobre os passos essenciais para o início do seu negócio, evitando tomar atitudes imaturas, que possam gerar consequências muito ruins para o seu salão, podendo levar até a falência.

2 – Falta de planejamento financeiro

Todo bom empreendedor sabe que um negócio tem um tempo mínimo de funcionamento para obter um retorno financeiro. Ninguém abre um salão e já consegue lucros altíssimos e fecha sempre o caixa no positivo. Principalmente, se você fez um grande investimento para abrir seu salão de beleza. Na maior parte dos casos, o tempo que demora para ter o retorno do seu investimento são de 2 (dois) anos. Infelizmente, muitos empreendedores não se planejam para manter o salão durante esse período, que se torna longo.

Para evitar a falência antes desse período de retorno é importante fazer um planejamento financeiro minucioso para que o seu negócio se mantenha por pelo menos 2 anos. Pense em como fazer isso!

3 – Despesas descontroladas

Quando o seu salão já está aberto e funcionando, há outro problema que pode comprometer: má gestão dos recursos financeiros. Tudo o que entra e o que sai do seu empreendimento conta, principalmente do seu estoque de produtos.

Um bom salão de beleza conta com um excelente controle do que entra no caixa e dos gastos necessários para manter o bom funcionamento do estabelecimento. Se esse controle é mal feito, o resultado são despesas muito altas e baixo retorno financeiro para cobrir os gastos, isso é um grave sinal de que a falência é uma questão de tempo.

O controle do seu estoque é extremamente importante, para que o desperdício dos seus produtos, como cremes, esmaltes e shampoos, não se tornem grandes prejuízos para o seu estabelecimento de beleza a longo prazo.

4 – Funcionários informais

Trabalhar com profissionais do segmento como manicures, cabelereiros e outros profissionais sem o registro da atividade na carteira de trabalho e sem receber todos os seus direitos é um dos próximos atestados de falência do seu salão. Como a entrada e saída desses profissionais dos salões de beleza são frequentes, é preciso garantir que você oferecerá tudo que os seus funcionários têm por direito durante o período de trabalho. Assim, você evitará processos trabalhistas após a saída ou demissão de alguns deles.

Regularize todos os seus funcionários, inicialmente pode parecer muito caro, mas com certeza, é a melhor maneira de evitar futuras dores de cabeça e um futuro reembolso ao seu ex-funcionário, que dependerá do resultado final do processo trabalhista.

5 – Achar que não existe falência

Para evitar a falência a primeira atitude que o empreendedor deve ter é de não achar que isso poderá acontecer com ele. Isso começa quando você acha que é experiente o suficiente, que sabe tudo sobre administração e empreendedorismo de salões de beleza. É preciso ter humildade e paciência para ouvir outros profissionais, buscar outras opiniões, não só de empreendedores da área, como de outras áreas também. O grande segredo é estudar muito bem o segmento antes de abrir e não parar, você precisa continuar o ciclo de estudos do seu negócio. Somente um empreendedor bem atualizado vai saber escapar e transformar as dificuldades em grandes oportunidades para poder colher bons lucros!

O que você faz para evitar a falência do seu salão? Conte pra gente. Deixe seu comentário abaixo!

Tags:, , , , , , ,
Categorias: Blog