Como montar a linha de produtos para o seu salão de beleza?

Sim, somos um povo muito vaidoso, principalmente o público feminino, que não pensa duas vezes para investir em cuidados e tratamentos da beleza. Por isso, há uma forte concorrência entre os salões de beleza, que precisam ficar super antenados nas tendências do mercado para colocarem em suas prateleiras os produtos mais novos e sofisticados!

Mas fazer isso não é tarefa simples, muito menos manter a organização e o controle do seu estoque.

Hoje são tantas opções de produtos que é comum ficarmos perdidos na hora de escolher quais comprar e até mesmo como pagar os fornecedores.

Para isso não acontecer, vamos mostrar os requisitos mais importantes para escolher a linha de produtos do seu salão! Confira:

Fornecedores

Os fornecedores são extremamente importantes para que um salão de beleza sobreviva, pois os estabelecimentos precisam de uma boa linha de produtos. Escolha muito bem os parceiros, isso é essencial, eles precisam ser confiáveis e ter boa reputação no mercado. Se eles não entregarem os produtos você deixará o seu cliente na mão, correndo o risco de perde-los e manchar a imagem do seu negócio.

Preço

O preço é o fator mais importante na hora de escolher um fornecedor para sua linha de produtos. Afinal, os preços influenciam diretamente nos seus lucros e quanto você conseguirá investir. Então, não escolha fornecedores com preços altos que reduzirão a sua margem de lucro.

Antes de fechar os preços, pesquise exaustivamente o mercado, peça o máximo de dicas para donos mais experientes, participe de fóruns de discussão online, e claro, torne-se o melhor amigo do Google!

Selecionou as melhores opções? Então, agora chegou a melhor parte, a hora de negociar e chorar pelos preços, porque agora é a sua vez de ser cliente! Procure quem tem o poder de negociação, os donos, gerentes, etc. Se interesse em fechar longas parcerias, pergunte por descontos nas compras em grandes quantidades e se há formas exclusivas de pagamento. Aproveite esse momento para tirar todas as dúvidas do contrato!

Qualidade

O preço é muito importante, mas não tem como separar do item “Qualidade”. Para fechar a melhor opção, além dos preços acessíveis, é preciso oferecer uma linha de produtos com a melhor qualidade. Esse quesito, atrelado ao preço, será o grande diferencial do seu salão e, com certeza, fará com que as clientes retornem e indiquem para as amigas. E como já vimos, apesar de todas as estratégias de Marketing, o boca-a-boca ainda é o que mais dá retorno e credibilidade!

Logística e Avaliação

Muitas vezes esse requisito é deixado de lado, o que é um erro, devemos dar a mesma importância como aos anteriores. Saber o caminho e o tempo que esse produto levará até chegar ao seu salão é crucial! O fornecedor tem que oferecer um bom preço, ótima qualidade, e conseguir entregar na quantidade correta e dentro do prazo solicitado. Por isso, sempre busque uma avaliação de quem já trabalhou com esse fornecedor. Veja se as qualificações procedem, verifique o modo como ele administra o seu próprio estoque e a logística usada para entregar o pedido.

Tendências

Para trabalhar com salão de beleza você precisa sempre estar por dentro das tendências para montar a sua linha de produtos conforme o que dita o mercado. A velocidade das mudanças nas tendências sempre foram muito rápidas, mas hoje a velocidade aumentou ainda mais. São muitos lançamentos e os experimentos são cada vez mais audaciosos. Isso tudo, aumentou o leque de serviços, além de diminuir a periodicidade do ciclo. Pode ser vantajoso pelo lucro, mas cuidado para não exagerar na compra de produtos que podem sair de moda e ficarem estocados. Fique esperto, muitas vezes alguns fornecedores picaretas enganam seus clientes e vendem alguns produtos de péssima qualidade, apenas para baterem suas metas.

Mesmo com todas essas mudanças, alguns serviços ainda são clássicos e nunca vão sair de moda. Por exemplo, os cuidados com o cabelo, sempre fazem sucesso e são lideres disparados de vendas: tinturas, hidratação, cauterização e óleos de reparação também estão sempre na lista dos mais pedidos.

Então lembre-se: Busque um fornecedor reconhecido no mercado, com bons preços, excelência em qualidade, logística funcional e por dentro das tendências.

Gostou? Quais são os requisitos que você usa no seu salão para montar sua linha de produtos? Conte para nós!

Tags:, , ,
Categorias: Blog