5 clientes que causam situações embaraçosas no salão de beleza!

Qualquer profissional pode passar por situações embaraçosas dentro do salão, mas cuidado para não se exaltar com o cliente. Independente do que acontecer, isso é inaceitável! Basta uma pequena reação e o seu salão pode ficar com o filme queimado e perder a credibilidade que você tanto trabalhou para conseguir.

Sabemos o quanto é difícil manter a postura em alguns momentos, por isso vamos descrever 5 tipos de clientes que podem causar uma situação desconfortável na rotina de trabalho do seu salão.

1. Cliente espaçoso

Sempre existirão aqueles clientes muito espaçosos, que ficam no salão como se estivessem em casa e acabam constrangendo os funcionários, e até mesmo os outros clientes. Quem nunca viu um cliente entrar, tirar os sapatos e colocar os pés em cima das cadeiras de outros clientes, ou até mesmo espalhar todos os seus pertences pelo salão?

Nessa situação é preciso falar com esse cliente sobre as regras do salão e da importância de se respeitar o espaço, onde há mais pessoas usando. Mas não fale para todo mundo ouvir, chegue bem perto do cliente espaçoso e explique de uma forma compreensiva e educada, pois normalmente esse perfil não percebe o limite de espaço que ele está ultrapassando.

2. Cliente e seu bicho de estimação

Nos últimos anos aumentaram os clientes que levam seus cachorrinhos de estimação para o salão de beleza. Para quem gosta de animais, isso não é problema, mas existem aqueles clientes que não gostam tanto assim, principalmente quando o bichinho começa a latir ou correr de um lado para o outro. No começo pode ser bonitinho, mas depois nem o próprio dono consegue ficar livre para que o serviço seja realizado. Pensando exatamente nisso, alguns salões começaram a oferecer um espaço especial para os animais enquanto seus donos estão se embelezando.

Outro ponto muito importante, e que ressalta ainda mais essa ideia de ter um espaço para os animais, é que por questões sanitárias não é permitido a entrada de animais nos estabelecimentos de beleza.

Se você tem uma demanda muito grande de clientes com animais e zela pela saúde de seus clientes crie esse espaço. Mas caso você não consiga providenciá-lo, recomendamos que você não permita a entrada de animais no seu salão!

A dica para evitar esse tipo de situação é colocar um cartaz ou uma placa dizendo: “Temos uma área exclusiva para Pets!”, se você possui a área ou “Proibida a entrada de animais!”, se você não tem. Deixe essas placas em um local de fácil visibilidade tanto dentro quanto fora do salão. Caso alguns clientes ainda insistam em entrar com o seu pet, você precisará comunica-lo da proibição, mas com bastante cuidado para evitar constrangimento. Demonstre que apesar de você também adorar animais, não é permitido que eles permaneçam dentro do salão por questões sanitárias. Em seguida, aponte para a placa!

3. Cliente com criança

Em algumas situações o cliente não tem escolha e tem que levar seus filhos pequenos para o salão. No primeiro momento é muito bom e o ambiente se enche de alegria, mas como a natureza da criança é explorar e se divertir, alguns minutos depois elas começam a correr de um lado para o outro e mexerão nos utensílios exóticos do salão. Assim, elas incomodarão os demais clientes e prejudicarão o atendimento dos outros funcionários. Para evitar essa situação muitos salões também já possuem espaços temáticos exclusivos para crianças.

Mas se o seu salão não possui esse espaço e as crianças ficam livres, leves e soltas, converse com os pais, escolhendo muito bem as palavras e avise que seus filhos podem esbarrar em algo, ou se machucarem mexendo nas tesouras e nos produtos químicos do salão. Lembre-se, fale diretamente com os pais e não com as crianças.

4. Cliente caloteiro

Atualmente, quase todo mundo realiza seus pagamentos no cartão e não anda mais com muito dinheiro no bolso. Por isso, algumas vezes pode acontecer de o cartão não passar na hora de pagar ou do serviço da operadora estar fora do ar. Nesses casos, o cliente terá que voltar em outra hora para efetuar o pagamento ou só da próxima vez que ele precisar dos serviços.

No entanto, alguns clientes se esquecem de retornar ou quando retornam nem se lembram mais do serviço que não pagaram. A situação é bem chata, tanto para você quanto para ele, mas você não pode deixar de atendê-lo. Trate o cliente normalmente, com toda atenção de costume e, na hora de fazer a cobrança final lembre-o do valor que ficou em haver e inclua no fechamento da conta.

Mas para evitar de vez essa situação tão constrangedora recomendamos que você use o bHair App – é um sistema completo que gerenciará as contas dos clientes para você não esquecer de cobrá-los ou cobrar duas vezes, o que pode piorar ainda mais a situação. Saiba mais sobre este assunto!

5. Cliente dor de cabeça

Sim, dá um frio na espinha só de pensar. Mas não tem como se livrar deles, os clientes que só dão dor de cabeça, parece que o objetivo deles é só reclamar. Eles gritam e deixam o clima muito tenso entre todos que estão no salão. Esses clientes brigam por qualquer motivo, seja porque não gostaram do resultado do serviço, pelo valor, porque queriam ser atendidos por outro funcionário ou pelo atraso. Seja o que for, sempre irá existir algo para reclamarem!

Sim, eles são “expert” em criar situações constrangedoras, por isso, é necessário todo o cuidado do mundo com eles. Tente manter a calma e nunca altere o tom de voz. Converse com o cliente e sugira alternativas para chegar em uma solução satisfatória tanto para você quanto para ele.

E você já passou por alguma situação difícil no seu salão de beleza? Tenho certeza que sim, compartilhe com a gente!

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