Como contratar bons funcionários para o seu salão de beleza?

O ramo de beleza e estética está precisando cada vez mais de profissionais, mas não é qualquer profissional. É o profissional que realmente possua mão de obra qualificada!

Ter profissionais altamente capacitados no seu salão de beleza pode ser a principal razão para que seus clientes gostem e retornem ao seu empreendimento.

Mas como encontrar esses profissionais? Veja a seguir algumas dicas importantes que vão ajudar você na hora de contratar para a sua equipe:

Perfil

Primeiro defina o perfil que você procura para o seu salão conforme os tratamentos e serviços que você oferece. Depois avalie o temperamento, o laço familiar, tudo o que é relacionado a vida pessoal do candidato. Através desses pontos você conseguirá mensurar as futuras reações profissionais. Para ser um bom contratante é extremamente importante reconhecer essas características, comportamentos e qualidades que vão se encaixar e contribuir para que o seu estabelecimento cresça.

Muitas clínicas de estética são conhecidas por possuírem profissionais com personalidade marcante, mas cuidado a personalidade não pode sobressair mais do que a clínica, o ambiente da clínica deve ser discreto. Então saiba muito bem escolher pessoas que tenham discernimento, que saibam se destacar na hora de vender o seu serviço e sejam discretos na hora de realiza-los. E lembre-se, profissionais muito extravagantes podem atrair muitas pessoas, mas muitas vezes a intenção deles é só chamar atenção para si, e isso pode causar muitos conflitos internos. O perfil ideal é de um profissional proativo, mas que saiba trabalhar em equipe e atender muito bem todos os tipos de clientes.

Divulgação

Use os jornais e sites mais vistos da cidade e região para divulgar a vaga em aberto do seu salão. Evite colocar cartazes ou informativos bem na fachada da sua clínica. Muitos cometem esse erro, imagine o que o cliente vai pensar ao ver isso? No mínimo irá achar que não há profissionais capacitados no salão.

O site e as Redes Sociais da clínica também são ótimas ferramenta para anunciar as vagas e são canais para receberem currículos de futuras vagas. No caso do site crie uma aba específica: “Trabalhe Conosco”. As redes sociais são ótimas para analisar o perfil do candidato através da sua página pessoal.

Indicação e Recomendação

Buscar indicação com os clientes e colegas do mesmo segmento pode ajudar e acelerar o processo de contratação. As indicações costumam dar super certo, por se tratar de pessoas com boa reputação, com qualificações já reconhecidas e o principal, de confiança! Um lugar excelente para buscar indicações são nas escolas e com os professores de cursos profissionalizantes da área de estética.

As recomendações já são mais específicas para o processo de seleção de seus funcionários, pois através delas é possível verificar as recomendações passadas, como: todas as informações compartilhadas pelas empresas que o candidato já trabalhou, o motivo do desligamento dele da empresa, pontos fortes e fracos identificados por outros gestores. Isso irá facilitar muito na hora de fazer a sua escolha!

Vamos falar de um ponto muito delicado agora, tenha muito cuidado com os parentes ou amigos que pedem uma vaga no seu estabelecimento, como o laço sentimental é muito forte será difícil demití-los, caso seja necessário. Infelizmente, depois da demissão a situação é levada para o lado pessoal e pode causar uma tremenda dor de cabeça! Mas se mesmo assim, você contratou e teve que demitir mantenha o profissionalismo, converse abertamente explicando os motivos e peça para que o relação não seja quebrada por causa disso. Mas ainda assim, haverá uma grande chance da amizade ser perdida ou o problema ser levado para dentro da família. Pense muito bem antes de contratar alguém muito próximo!

Experiência

Avalie a experiência através dos currículos, como era o perfil da clínica de estética onde o candidato trabalhou e também os cursos de especialização e as datas que foram feitos. O candidato com cursos mais atuais deve levar uma certa vantagem na avaliação final. A atualização é fundamental para evolução da carreira e melhor desempenho no trabalho!

Teste

Após fazer a entrevista com o melhor candidato considerado por você, convide-o para fazer um teste e ver com os seus próprios olhos a real aptidão e prática do candidato durante a realização do serviço. Disponibilize o espaço e os materiais necessários para que o profissional realize as tarefas com tranquilidade e se possível estipule um tempo para finalizá-la.

Estipule alguns pontos que devem ser alcançados através do teste para ajudar no momento da escolha final. Sei que hoje o tempo é inimigo de todos os salões, mas não tenha pressa na hora da contratação. Uma péssima escolha pode custar muito caro!!!

O que achou das nossas dicas? Como você faz para contratar um novo funcionário para o seu salão? Compartilhe com a gente!

Tags:, , , , , , , , ,
Categorias: Blog