Tenha Acessibilidade no seu salão de beleza!

Amanhã, dia 07 de setembro irá começar no Rio de Janeiro as Paraolimpíadas. Com certeza, também será muito marcante para todos que acompanharão, seja de pertinho ou pela TV. Mas, imagina para esses atletas que se prepararam tanto para chegar a este momento e se depararem com a falta de Acessibilidade aos locais de competição e nem conseguirem competir? Que situação constrangedora né?

Paralimpa-terror_thumb2

E isso acontece com muitos clientes de salões de beleza, infelizmente muitos estabelecimentos de estética não se preocupam com esse ponto tão importante, e nem se informam sobre as adaptações necessárias para poder atender a todos os clientes.

Mas agora é lei!

Desde o Decreto Federal 5296-04 todas as construções ou reformas, sejam públicas ou privadas, precisam oferecer acessibilidade à todas as pessoas, se baseando na ABNT NBR 9050:2004.

A maioria dos estabelecimentos de beleza, estética e saúde são implantados em construções antigas, que nem eram pontos comerciais. Ou seja, se transformam em casas adaptadas, nisso já encontramos dificuldade em aplicar Acessibilidade. Alguns salões são adaptados, mas não são adaptações que atendem de forma correta a legislação. Muitos donos de salões fazem as adaptações conforme o que acham necessário para aquele momento, de improviso. Isso gera péssimos resultados como: adaptações sem parâmetro, rampas com inclinações equivocadas, falta de sinalização, banheiros sem as dimensões dentro da lei, etc.

No primeiro momento isso pode até parecer que resolveu o seu problema, mas acredite o seu problema estará apenas começando. Pois isso só pode resultar em acidentes e isso é o que você menos quer.

Faça as adaptações

Faça as adaptações de modo correto, contrate um Arquiteto experiente e se possível especialista nesta área.

Acessibilidade é uma das grandes características que leva um salão de beleza ao topo do pódio, pois você antes de tudo pensou no seu cliente, ou melhor em todos os tipos de clientes. Então sempre ofereça todo o conforto para eles, não só para os portadores de necessidades especiais, mas também para os clientes com mobilidades reduzidas, como os idosos.

Uma super-dica, se o estabelecimento de beleza possui mais de um andar, é claro que você terá que disponibilizar acesso para os demais andares com a instalação de elevadores ou rampas, mas tente concentrar os serviços mais realizados no térreo do imóvel, evitando assim uma locomoção muito difícil para o seu cliente especial.

Pense nisso, muitos clientes nesta condição vão preferir um salão de fácil acesso. Onde eles não vão se desgastar e se preocupar, nem fazer com que um funcionário se preocupe com ele todo o tempo, mas sim um estabelecimento onde esse cliente se sinta livre para se locomover com toda facilidade dentro do seu estabelecimento de beleza!

O seu salão de beleza oferece acessibilidade aos clientes? Compartilhe com a gente!

Tags:, , ,
Categorias: Blog