Você é o dono do salão? 3 dicas para se comportar como tal!

Ultimamente temos visto muitos donos de salões passando despercebidos no meio dos funcionários, trabalhando as mesmas horas ou até mais, é um sonho ser o dono do seu salão, não é? Com certeza, é de se aplaudir o esforço e o exemplo que eles passam ao regaçarem as mangas e prestarem o serviço ao cliente. Sabemos que a maioria dos donos, que hoje conseguiram realizar seu grande sonho de ter seu próprio salão, começaram do nada e fazendo praticamente tudo – Corte de cabelo, unhas, sobrancelha, depilação e muito mais. Mas alguns pontos nessa situação podem atrapalhar mais do que ajudar. Veja:

1. Tenha segurança nos seus profissionais.

Um dos principais motivos de alguns donos ainda prestarem o serviço é para fiscalizarem o profissional. Geralmente, o dono tem uma vasta experiência na área e pode ficar inseguro com a realização do serviço por um outro funcionário. As vezes, é por causa de um profissional novo no salão ou até mesmo porque o cliente já é da casa, e o dono não quer correr o risco de perdê-lo com algo que possa dar errado. Sim, é preciso acompanhar os serviços e compartilhar as experiências, mas cuidado para não desrespeitar o profissional, deixa-lo inseguro e sem espaço para trabalhar.

2. Tenha postura com amigos, familiares e sócios.

Se você possui sociedade em seu salão lembre-se sempre que vocês devem dividir e tomar todas as decisões juntos. As divergências de opinião existem e nem sempre você estará certo, tenha humildade para escutar, pensar e buscar sempre o que será vantajoso para o negócio. Afinal vocês estão juntos neste mesmo barco. É claro que se tratando de dinheiro e investimento nos achamos os mais sábios do mundo! Tenha cuidado e não misture o dinheiro do salão com o pessoal, esse é dos grandes problemas financeiros nos salões atualmente. Se você trabalha com algum familiar ou vários integrantes da família no seu salão, ou até mesmo com seus grandes amigos, tenha muita atenção no quesito “intimidade” dentro do salão. Principalmente, diante dos olhos dos clientes. É preciso manter uma postura profissional com todos e diante de todos. Sem restrições!

3. Tenha um comportamento exemplar

Mesmo sendo o dono, você precisa se relacionar com cada funcionário individualmente. As pessoas não se preocupam com o quanto você sabe, até que saibam o quanto você se preocupa com elas. Por isso, demonstre sempre:

  • Respeito;
  • Experiência;
  • Força emocional;
  • Habilidade com pessoas;
  • Disciplina;
  • Visão;
  • Vontade;
  • Senso de oportunidade.

Muitas vezes os donos demonstram justamente o contrário, desrespeitam os funcionários, só exaltam os pontos negativos e mostram toda a sua fraqueza emocional, ao se rebaixarem com discussões desnecessárias em tom alto. E o pior, mais uma vez, bem na frente do cliente! Não entre nessa, você é o dono e deve ser o líder e dar a última palavra. Muitos funcionários ao perceberem que esse limite foi ultrapassado, perdem totalmente o respeito e se postam como verdadeiros inimigos dentro do salão. Então, mantenha uma boa postura profissional, saiba analisar as funções de cada um e principalmente cumpra com a sua, que é delegar e administrar o salão. Se possível, indicamos que não realize mais os serviços pessoalmente, apenas cuide da gestão do seu estabelecimento de beleza!

Como tem sido a sua postura como Dono de salão de beleza? Compartilhe com a gente!

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