3 formas para reduzir o cancelamento dos agendamentos no seu salão!

Uma das maiores reclamações nos salões de beleza é a alta taxa de cancelamento dos agendamentos. Este fato vem causando muita dor de cabeça tanto aos funcionários quanto aos donos de estabelecimentos de beleza.

É de fato um grande problema, independente do tipo de serviço cancelado, pode ser um serviço de manicure, corte de cabelo, já é o bastante para interferir em todo o agendamento do dia no salão e prejudica também outros serviços que estavam agendados.

Então separamos 3 fatores que reduzirão os cancelamentos dos agendamentos:

1. Flexibilidade

Sim todos nós estamos atarefados, cheios de coisas para fazer! E ficar bonito(a), que é a prioridade de muitos clientes, está sendo deixado para a última hora e infelizmente até sendo cancelado por falta de tempo!

Essa situação está sendo cada vez mais comum em muitos estabelecimentos de beleza, por isso, a dica é preparar os funcionários para se adaptarem caso os horários precisem ser mudados, as vezes estendidos (contando com aqueles atrasos costumeiros dos clientes), reagendados ou até mesmo cancelados.

Infelizmente acontece, mas é preciso a conscientização de ambas as partes e principalmente, que você esteja aberto para reagendar a melhor opção com o cliente para que o serviço seja realizado. Em último caso, se não houver outra possibilidade, efetue o cancelamento!

2. Comunicação

É de suma importância que no seu salão tenha um profissional só para a recepção e agendamentos, não deixe essa responsabilidade nas mãos dos profissionais estéticos, pode sobrecarrega-los com esse serviço que vai além da função deles.

A recepcionista precisa avisar os funcionário desde a confirmação dos agendamento, os reagendamentos e os cancelamentos. Sempre o mais rápido possível para evitar funcionários ociosos, com tempo vago. Claro, isso é prejuízo no fim do mês.

Mas mesmo assim, a falta de comunicação vem acontecendo cada vez mais, isso se deve a velocidade das mudanças nos horários e na grande quantidade de funcionários revezando dentro do salão. O que torna praticamente impossível uma pessoa ou um pedaço de papel organizar todo o fluxo de agendamentos.

3. Sistema de Agendamento

Para realmente organizar os seus agendamentos é extremamente necessário o uso de um Sistema de Agendamento, que faça as atualizações simultaneamente tanto para os funcionários quanto para os clientes. Aliás, através do sistema o próprio cliente fará o agendamento sozinho, sem precisar perder tempo ligando, mandando um WhatsApp, e-mail, etc.

Imagine, todas os agendamentos sendo atualizados diretamente para sua recepcionista e funcionários? Sendo acessível em qualquer celular ou tablet? E com opções de configuração que otimizem o seu fluxo de agendamentos?

Essa Ferramenta de Gestão é indispensável e se ainda for usada com a flexibilidade de horários e uma boa comunicação, com certeza, será a grande solução para reduzir drasticamente os cancelamentos dos agendamentos do seu salão de beleza!

O que achou das nossas dicas? Você já usa um sistema de agendamento no seu salão? Compartilhe com a gente!

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