4 Dicas para fazer uma boa SOCIEDADE no seu estabelecimento de beleza.

Em muitos casos um estabelecimento de beleza não é mantido apenas por um dono, único e exclusivamente, mas sim por uma sociedade composta por duas ou mais pessoas.

O(s) sócio(s) tem o intuito de ajudar na divisão das responsabilidades e funções do seu negócio. Mas o que pode vir para o bem, as vezes, se transforma em um grande mal. Por isso, não é nada fácil escolher um sócio. Mas calma, separamos 5 dicas para você escolher o sócio ideal:

1. Grau de proximidade

O seu sócio já é conhecido? Ele é um amigo, familiar, ou um empreendedor de sucesso? O grau de proximidade é muito importante, através dele você consegue delimitar o tipo de relacionamento que vocês terão.

Ter uma amizade ou ser membro da família pode ajudar em alguns aspectos mas em outros não. Então, tenha muito cuidado ao escolhe-los. Saiba analisar as suas expectativas e a deles, e tenha sempre bem definido a diferença entre amizade e profissionalismo. Acredite, isso fará toda a diferença!

2. Ele é minha cara metade

A pessoa com quem você dividirá o seu negócio tem que ser a sua cara metade na vida empreendedora. Ou seja, te completar e ajudar a tomar todas as decisões. Quais serão os investimentos, as estratégias para o crescimento do negócio, as mudanças necessárias, etc.

Lembre-se, não quer dizer que o perfil do seu sócio deve ser apenas pacífico e sempre concordar com você, mas sim te completar, com opiniões e críticas construtivas, pensando sempre na melhoria do negócio. Então não escolha uma pessoa que só irá concordar com tudo o que você falar ou quiser!

3. Saiba quem é o seu futuro sócio

Um jeito de escolher corretamente o seu sócio sem correr grandes riscos é fazendo uma pesquisa bem profunda sobre a vida pessoal e profissional do candidato a sócio.

Levante pontos extremamente importantes que podem gerar conflitos entre vocês. Entre eles pode ser o grau de ambição, formação, experiência na área, o relacionamento dele nas sociedades anteriores, o tratamento com a família, com funcionários e clientes, e principalmente, a sua visão empreendedora para o estabelecimento de beleza.

4. Qual a função de cada um na sociedade

É extremamente importante também deixar bem claro antes de iniciar a sociedade, a função de cada um, suas respectivas responsabilidades e compromissos dentro do salão de beleza. Assim, como os valores que cada um investirá, a sua parte na sociedade, as retiradas e a periodicidade.

Indicamos que todos esses termos e condições sejam formalizados através de um contrato, garantindo assim, os benefícios e direitos caso um dos sócios queira deixar a parceria. Infelizmente, esse é um dos grandes riscos das sociedades!

O que achou das nossas dicas? Você é sócio de algum estabelecimento de beleza? Compartilhe com a gente!

Tags:, , , ,
Categorias: Blog