Normas Técnicas ABNT/Sebrae para salões de beleza!

Que tipo de Normas Técnicas você usa no seu salão de beleza?

Essa pergunta pode ter surpreendido muitas pessoas. Que devem ter se perguntado: Eu tenho que usar alguma norma técnica no meu salão de beleza?

Se você se preocupa com a qualidade, a segurança e a padronização do seu salão de beleza, a resposta é SIM!

Para organizar a utilização destes mecanismos para o segmento de beleza, foram elaboradas 3 (três) normas técnicas:

– ABNT NBR 16283:2015, Salão de beleza – Terminologia

– ABNT NBR 16383:2015, Salão de beleza – Requisitos de boas práticas na prestação de serviços

– ABNT NBR 16483:2016, Salão de beleza – Competências de pessoas que atuam nos salões de beleza

Terminologia

Com a diversidade de nomes comerciais dos serviços ofertados nos salões de beleza e a falta de entendimento claro pelos profissionais do setor e, principalmente, pelos usuários destes serviços impulsionaram a elaboração de uma NORMA TÉCNICA DE TERMINOLOGIA.

Esta norma contém termos e definições que procuram harmonizar e facilitar o entendimento das diversas partes envolvidas com as atividades dos salões de beleza.

Boas Práticas

NORMA TÉCNICA DE BOAS PRÁTICAS, por sua vez, surgiu como forma de estruturar os processos e procedimentos para o fornecimento de serviços e comercialização de produtos de acordo com as boas práticas consagradas de atendimento aos clientes e com as boas práticas higiênico-sanitárias aplicáveis ao negócio.

Esta norma contém requisitos que os salões de beleza devem seguir para comprovar e demonstrar às partes interessadas o atendimento às boas práticas na prestação dos seus serviços.

Competência

Já a NORMA TÉCNICA DE COMPETÊNCIA surgiu da necessidade de estabelecer competências mínimas para os profissionais que trabalham nos salões de beleza, com a finalidade de garantir maior segurança, padronização e qualidade nos serviços ofertados.

Esta norma contém as competências mínimas esperadas, gerais e específicas, que os profissionais dos salões de beleza necessitam para o desempenho das suas atividades.

Acesso as Normas

Para você acessar as Normas gratuitamente acesse a Coleção Setorial e depois clique em “Estabelecimento de Beleza”, faça seu cadastro e tenha acesso ilimitado!

Acredite, todo o tempo gasto para cadastrar os dados no formulário e ler as normas valerão cada segundo. Através delas você identificará:

  • Terminologia (nomes) de cada função;
  • Aplicação de boas práticas
  • Procedimentos operacionais padronizados (POP), como higienização e esterilização de utensílios;
  • Instalações sanitárias;
  • Equipamentos, mobiliários e utensílios;
  • Entre outros.

Separamos aqui um Super Guia para te orientar melhor na implementação deste conjunto de normas técnicas no seu salão de beleza.

O que achou das normas técnicas para salões de beleza? Comente aqui!

Fonte: ABNT e Sebrae

Tags:, , , , ,
Categorias: Blog