O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar o seu negócio

No dia a dia de qualquer organização, seja ela grande ou pequena, o controle financeiro é de suma importância. E, para isso, uma tarefa essencial para o controle e planejamento financeiro é o fluxo de caixa. A sua principal função é apurar entradas e saídas para que sempre exista capital disponível.

A primeira pergunta a ser respondida é a seguinte: o que é fluxo de caixa? Fluxo de caixa é a movimentação de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa. Essa movimentação é tanto do cenário atual, quanto do cenário futuro, o que chamamos de fluxo de caixa projetado. O fluxo de caixa projetado são os movimentos de dinheiro (entradas e saídas) futuras. Portanto, ele deve contemplar vendas tanto à vista quanto a prazo, compras à vista e a prazo, pagamento de despesas, ou seja, tudo que entra e sai da conta do seu negócio.

Na maioria dos negócios é comum que o fluxo de caixa seja feito via planilhas, em sua maioria no Excel. Porém o mais recomendável é que seja feita por uma ferramenta mais completa de gestão, que não fará apenas o fluxo de caixa, mas também outras funções essenciais para o seu negócio. Como exemplo disso, temos o bHair App (software de gestão para estabelecimentos de beleza).

Mas como ele pode ajudar no meu negócio? Na prática o fluxo de caixa irá te ajudar muito no entendimento da sua empresa e na tomada de decisão, além de claro, ter uma visão da situação financeira do presente e do futuro. Por exemplo, você precisa pagar um fornecedor daqui 20 dias e não sabe se terá dinheiro para isso. Através do fluxo de caixa você poderá visualizar o que você terá de entradas e saídas até essa data para ver se haverá o montante necessário para realizar esse pagamento.

Nós da bHair App sabemos da importância não apenas do fluxo de caixa, mas de toda a gestão financeira do seu negócio. E foi com essa preocupação que nosso sistema completo de gestão foi desenvolvido. Para você, dono ou responsável pela administração de salão de beleza, clínica de estética, spa, barbearia e estabelecimentos da área.

Ficou alguma dúvida com relação a esse tema? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo que nossos consultores estão prontos para te auxiliar o mais breve possível.

Confira mais conteúdos sobre o mercado de beleza que já estão prontos para você. Blog bHair App!

Texto por: Rodrigo Figueiredo
Tags:, , , , , , , ,
Categorias: Blog